Meu propósito é incentivar e facilitar a circulação do conhecimento.

Foto de Suzeli Damaceno. Mulher branca, cabelos loiros acima dos ombros, olhos castanhos escuros. Usa óculos de armação grande e transparente, camisa branca e colares de metal.

Sou especialista em comunicação acessível, inclusiva e produtiva, e em acessibilidade digital. Sou consultora, palestrante e professora nessas áreas.

Atendo empresas e pessoas que querem identificar e eliminar falhas de comunicação que geram conflitos, estresse, perda de produtividade, rotatividade de talentos e prejuízos financeiros. Proponho soluções para esse tipo de problema com base na criação de cultura de comunicação produtiva e acessível.

“Comunicação produtiva” se refere à capacidade de se comunicar de forma eficaz, clara e assertiva com outras pessoas a fim de alcançar objetivos e resolver problemas. Isso envolve a habilidade de escutar ativamente, expressar ideias e opiniões de forma transparente, negociar soluções e resolver conflitos de maneira efetiva e humanizada.

Eu gosto de adicionar a esse conceito um elemento que o torna ainda mais especial e potente: a “comunicação acessível”. Esta se concentra em trazer todas as pessoas pra conversa, independentemente de suas habilidades ou limitações.

Quando combinados, estes dois aspectos da comunicação criam interações mais positivas, eficientes e inclusivas. E isso promove o entendimento mútuo, fortalece as relações e cria um ambiente muito mais propício para a colaboração e inovação.

Gráfico que descreve a metodologia CRIAR

Meu processo de trabalho tem como base uma metodologia própria que utiliza técnicas do jornalismo, storytelling, inovação colaborativa, comunicação não violenta, acessibilidade digital, linguagem simples, inclusiva, neutra e acessível, inteligência emocional e tudo o que aprendi em 20 anos atendendo grandes marcas em agências de comunicação corporativa.

É a metodologia CRIAR, acrônimo que representa cinco etapas que auxiliam profissionais na jornada de criação de cultura de comunicação acessível e produtiva no ambiente de trabalho: Conscientização | Reeducação | Integração | Avaliação | Ressignificação.

Conduzo profissionais de todos os níveis hierárquicos a tomarem consciência sobre como têm se comunicado com as pessoas e a entenderem o que está por trás de suas reações.

Sou jornalista pós-graduada em Marketing, em Administração da Comunicação com o Mercado e em Administração de Organizações do Terceiro Setor.

Sou professora na ESPM São Paulo e na MDG Academy. Também atuo como instrutora de produção de conteúdo digital acessível e coordenadora do Movimento Web para Todos, que promove a cultura de acessibilidade digital pelo Brasil.

Conte comigo se você tiver interesse em tornar a comunicação de sua empresa mais humanizada, produtiva e alinhada às novas demandas sociais por diversidade e representatividade.

Comunicação acessível | Empresas humanizadas | Diversidade e Inclusão | Produtividade