CURSO: Comunicação acessível para marcas

Arte com o texto: "Marketing, estratégia e gestão. Trends. Comunicação Acessível para marcas. Aulas online ao vivo ou presenciais. Início 19/2/2024. São Paulo - ESPM Tech.

​​​Neste curso você vai aprender melhores práticas de comunicação acessível para marcas, incluindo a criação de estratégias inclusivas e éticas.

Vamos explorar conceitos sobre design inclusivo; acessibilidade digital; linguagens para públicos diversos; e práticas de publicidade acessível. Falaremos, também, sobre promoção de valores positivos para marcas e medição de impacto.​​

QUANDO: a partir de 19 de fevereiro de 2024

ONDE: ESPM Tech São Paulo (online ao vivo ou presencial)

COMO SE INSCREVER: pelo site da ESPM

Para quem se destina

Profissionais e estudantes de comunicação corporativa, marketing, branding e publicidade que tenham interesse em aprender habilidades para tornar seu trabalho mais inclusivo, ético e acessível a diversos perfis de público.​​

O que você vai aprender

AULA 1: Introdução à Comunicação Acessível para Marcas

  • O que é comunicação acessível e por que não dá mais para ignorá-la.
  • O impacto da diversidade de públicos e do aumento do desejo de representatividade na comunicação de marca.
  • Conceitos-chave em comunicação acessível para marcas.
  • Relação entre ética e comunicação de marca acessível.
  • Habilidades desejadas em profissionais de comunicação e marketing.
  • O que diz a legislação brasileira sobre acessibilidade na comunicação.
  • Apresentação de modelo de “matriz de comunicação acessível para marcas” que será preenchida por estudantes ao longo do curso com base nos aprendizados.

AULA 2: Design Inclusivo e Acessibilidade

  • Princípios de design inclusivo e de acessibilidade.
  • Diretrizes de acessibilidade e melhores práticas para a criação e divulgação de campanhas e peças acessíveis e inclusivas.
  • Criando e aprimorando seu checklist de comunicação acessível.

AULA 3: Acessibilidade digital

  • Conceito de acessibilidade digital.
  • O que é o documento WCAG e como utilizá-lo.
  • Principais barreiras de acessibilidade no ambiente digital.
  • O que são tecnologias assistivas e para que servem.
  • Armadilhas que camuflam a acessibilidade no ambiente digital.
  • Como contratar e avaliar serviços de acessibilidade digital.

AULA 4: Boas práticas em publicidade acessível

  • Evolução de terminologias relacionadas à acessibilidade e inclusão.
  • Conceitos e definições sobre diferentes tipos de linguagens: inclusiva, neutra, acessível e simples.
  • Estratégias para promover valores positivos de marcas de forma autêntica.
  • Boas práticas de acessibilidade em atividades relacionadas à publicidade como live marketing; anúncios impressos e online; comerciais em TV, rádio, podcasts etc.; marketing de conteúdo e de influencers; marketing de guerrilha; entre outras.

AULA 5: Medição de Impacto e Compromisso Ético

  • Como medir o impacto da comunicação acessível.
  • Avaliação contínua e ajustes.
  • Práticas éticas na publicidade e promoções.
  • Responsabilidade social e apoio a causas: a importância da responsabilidade social corporativa e como as marcas podem desempenhar um papel ativo na promoção de causas sociais e ambientais. O que isso tem a ver com acessibilidade.
  • Conclusão da “matriz de comunicação acessível para marcas”.