CURSO: Como melhorar a comunicação na gestão de projetos
O curso é focado no processo de gestão da comunicação na área de gerenciamento de projetos. Busca-se que participantes aprendam a identificar as possíveis causas das falhas de comunicação na gestão de projetos e traz recomendações para solucionar esse que é um dos principais desafios para profissionais que lideram equipes.
QUANDO: a partir de 3 de setembro de 2024
ONDE: Unicamp (online ao vivo ou presencial)
COMO SE INSCREVER: pelo site da Extecamp
Para quem se destina
- Líderes de projetos em organizações pequenas, médias e grandes, especialmente do segmento de manufatura.
- Profissionais que tenham interesse em aumentar a produtividade de seus times, melhorar a integração de pessoas diversas e reduzir falhas de comunicação que comprometem a execução de projetos.
O que você vai aprender
- Conceitos básicos sobre estilos de comunicação
- Características fundamentais para uma boa comunicação
- Modelos de gestão da comunicação em projetos
- 17 fatores que afetam o processo de comunicação
- Os quatro fatores de comunicação que mais impactam adversamente os projetos
- O poder das palavras
- Metodologia da linguagem simples e como adotá-la na gestão de projetos
- Comunicação no processo de integração do time
- Recomendações práticas para mitigar as falhas de comunicação por meio da metodologia CRIAR (Conscientização, Reeducação, Integração, Avaliação e Ressignificação)
- Como tornar o processo de comunicação mais eficiente, acessível e humanizado
Resultados esperados
Com o conteúdo ministrado ao vivo e as atividades realizadas de forma assíncrona no curso espera-se que participantes adquiram uma visão geral sobre o processo de comunicação no gerenciamento de projetos, os fatores que impactam na comunicação, suas possíveis causas e que sejam capazes de propor ações para melhorar a integração de pessoas diversas e reduzir falhas de comunicação que comprometem a execução de projetos.
Docentes
Robert Eduardo Cooper Ordonez
Professor Associado no Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica, Unicamp. Possui graduação em Engenharia Mecânica (1996) pela Universidad Autónoma de Occidente, Mestrado (2004) e Doutorado (2013) em Engenharia Mecânica, ambos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas. Possui título de Livre Docente na área de Materiais e Processos de Fabricação (2023) pela Unicamp.
Tem experiência profissional de 10 anos em indústria na área de engenharia mecânica com ênfase em Processos de Fabricação, Gestão e Controle da Qualidade, Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento de Produtos em empresas metalmecânicas e de autopeças; e 13 anos de experiência acadêmica como professor universitário combinando atividades de ensino, pesquisa e direção de departamento. Sua dissertação de mestrado foi reconhecida com o Prêmio Petrobras de Tecnologia de Dutos (2004) e resultados da sua tese de doutorado foram reconhecidos como melhor artigo científico no 14º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos patrocinado pelo PMI-SP (2015).
Coautor de duas patentes relacionadas com ergonomia e desenvolvimento de produto. Autor e coautor de diversos artigos científicos sobre temas vinculando gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, sustentabilidade, ensino em engenharia, economia circular e Indústria 4.0.
Suzeli Damaceno
Especialista em comunicação acessível e produtiva, e em acessibilidade digital. É graduada em Jornalismo pela PUC Campinas, com especialização em Marketing pelo INPG Business School; em Administração da Comunicação com o Mercado e em Administração de Organizações do Terceiro Setor, estas últimas pela Fundação Getúlio Vargas. Por cerca de 20 anos atendeu grandes marcas em agências de comunicação corporativa, onde planejou e executou campanhas, gerenciou crises e treinou dezenas de executivos e executivas, entre outras atividades.
Atualmente, ajuda pessoas e empresas a eliminarem barreiras de acessibilidade em ambientes digitais e os ruídos de comunicação que bloqueiam a circulação do conhecimento, geram estresse e conflitos, prejudicam a inovação, reduzem a produtividade e causam prejuízos aos negócios. Faz isso por meio de uma metodologia própria (CRIAR) que estimula o autoconhecimento, a empatia, a compreensão das emoções e dos sentimentos que impactam as relações, a prática da comunicação não violenta (CNV) e inclusiva, entre outros aspectos que tornam a comunicação mais produtiva, acessível e humanizada.
É consultora, palestrante e professora na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e na MDG Academy, da Marketing de Gentileza. Atua também como coordenadora do Movimento Web para Todos, que promove a cultura da acessibilidade digital pelo Brasil. Ali, também é instrutora em cursos de produção de conteúdo digital acessível e ministra palestras sobre acessibilidade digital.