Já parou para pensar que talvez aquele seu Power Point (PPT) e relatório de resultados do trimestre podem não terem sido compreendidos por um monte de colegas de trabalho?
Fiz uma enquete no Linkedin há pouco tempo e 76% das pessoas que responderam afirmaram que os documentos que circulam na empresa onde trabalham NÃO estavam em formato acessível.
Essa falta de acessibilidade em documentos e apresentações pode gerar uma série de dúvidas desnecessárias, criar confusão interna, prejudicar a produtividade e o engajamento da equipe.
É preciso considerar uma série de aspectos quando falamos em tornar documentos corporativos acessíveis para pessoas com diferentes perfis e habilidades. Listo alguns a seguir e fico à disposição para trocarmos mais ideias a respeito.
1) Usar os recursos de acessibilidade nativos em diversos programas do Office ou do Google (cito esses por serem os mais utilizados).
2) Descrever as imagens relevantes (fotos, gráficos, tabelas etc.).
3) Usar fontes sem serifa, ou seja, sem aqueles prolongamentos no final das letras que vemos em fontes como Times New Roman, Georgia e Courier New.
4) Garantir um bom contraste entre letras e fundo de página. Há validadores automáticos gratuitos disponíveis na web para você checar o melhor nível de contraste.
5) Destacar informações importantes em mais de um formato e não apenas em cores.
6) Alinhar textos à esquerda.
7) Escrever frases curtas, na ordem direta e com linguagem simples e acessível.
Como eu disse, há outras dicas, mas pode ter certeza de que seus documentos estarão ainda melhores e mais inclusivos se você seguir essas que citei.