A acessibilidade emerge como um imperativo inegociável no dinâmico universo da comunicação e do marketing. É fundamental que profissionais dessas áreas compreendam e apliquem princípios e práticas que promovam a inclusão e a igualdade de acesso às informações e produtos.
Neste contexto, listo cinco dicas essenciais para internalizar e implementar a fim de garantir campanhas e outras ações de comunicação e marketing verdadeiramente inclusivas e impactantes.
1) Leia o conteúdo da Lei Brasileira de Inclusão e grife todos os pontos que têm relação com o trabalho que você realiza. Você vai se surpreender!
2) Aprenda sobre os conceitos de desenho universal, design inclusivo e acessibilidade digital.
3) Atualize seu vocabulário com terminologias mais recentes e inclusivas. Entenda o significado delas e não apenas memorize as palavras. Assim, você conseguirá reprogramar seu cérebro e usá-las de forma natural em seus planejamentos e criações.
4) Comece a observar tudo ao seu redor com atenção voltada à acessibilidade. Quando estiver na rua, por exemplo, veja se há buracos nas calçadas, rampas de acesso, observe o tempo do semáforo e as placas informativas. E se pergunte constantemente: “qualquer pessoa circularia aqui e compreenderia as informações com facilidade?” Faça esse mesmo exercício em todos os lugares, incluindo em sua própria casa e em sites e aplicativos por onde navega.
5) Inclua essa perspectiva da acessibilidade em todos seus projetos desde a fase da concepção da ideia. Se deixar para pensar nisso depois que o produto estiver criado ou lançado, prepare-se para dedicar muito mais horas de trabalho nos ajustes e para possíveis prejuízos financeiros, jurídicos e/ou de imagem.
Adotar uma abordagem centrada na acessibilidade não apenas reflete um compromisso ético e social, mas também se revela como uma estratégia inteligente de negócio.
Ao incorporar essas cinco dicas em suas práticas diárias, quem trabalha nas áreas de comunicação e marketing não apenas atende às exigências legais, mas também potencializa sua capacidade de engajamento e alcance junto a públicos diversos.
A acessibilidade não deve ser vista como uma mera obrigação, mas sim como um diferencial competitivo que impulsiona a excelência e a inovação na comunicação contemporânea.