Um dos meus trabalhos é procurar “os causadores de ruído na comunicação” nas empresas e traçar um plano para eliminá-los. Reuni 5 exemplos bem comuns que podem ser úteis e inspiradores para você.
Eu realmente encontrei – e ainda encontro – esses problemas em diferentes segmentos e tamanhos de empresa, em todo tipo de departamento. Na verdade, estão em qualquer tipo de relação profissional.
Conheça a seguir alguns causadores de ruídos na comunicação:
Não fazer seu pedido de forma clara
Isso gera um monte de e-mails extras, perda de tempo, desvio de atenção, trabalho errado etc. O problema é que muitas vezes a gente “quer ir direto ao ponto”, ou dizer de forma clara e objetiva, mas a maneira que fazemos pode gerar desconforto em quem recebe a mensagem.
Falar em tom agressivo com alguém ou sobre alguém
Isso gera intimidação que, por sua vez, gera bloqueio, compromete a produtividade e a criatividade. O que pouco se fala também é do impacto negativo que se causa às pessoas que estão ouvindo outras falarem em tom agressivo sobre alguém que não esteja presente.
Quem nunca teve medo de ser alvo de críticas em rodas alheias, especialmente no ambiente de trabalho? Sem perceber, muita gente se retrai e se cala diante de situações como essa. E aí, aquela ideia que poderia ser a solução para o problema em questão é abafada e morre. Resultado disso? Perda de tempo, de energia, de talentos etc.
Achar que você falou com a pessoa só por ter enviado e-mail ou WhatsApp
Esse é um grande gerador de ansiedade e há o risco daquela informação chegar tarde demais e seu projeto ser prejudicado. A responsabilidade da entrega da mensagem é de quem a envia e não de quem a recebe. É responsabilidade da pessoa emissora da informação fazer com que ela chegue bem ao seu destino.
Achar que não é seu problema a dificuldade de entendimento da mensagem pela outra pessoa
Se você quer uma resposta clara e precisa, sua pergunta também deve ser clara e precisa. Se você recebeu uma resposta que não esperava, vale fazer o exercício da autoanálise. Reflita sobre como você pediu para encontrar as pistas de onde pode ter sido gerada essa falha de comunicação. Mas é importante fazer isso de coração e mente abertos, sem julgamentos.
Nos exercícios que eu costumo dar em treinamentos, sempre é possível encontrar uma maneira de tornar ainda mais clara a mensagem e o pedido. Essa é uma boa prática para todo grupo que estiver envolvido na comunicação.
Tratar um assunto complexo em diferentes canais simultaneamente
Pode parecer que ganhamos velocidade com isso, mas há um risco enorme de informações importantes se perderem nesse processo. E quanto mais gente envolvida no assunto, maior a possibilidade de gerar ruídos na comunicação.
Aposto que você já teve que ouvir novamente um áudio enviado em seu WhatsApp para entender melhor outro trecho que foi enviado por e-mail, um comentário no chat e procurar na nuvem onde estaria o documento que a pessoa mencionou a você.
Confuso até de ler essa frase, né? Convido você a começar cronometrar o tempo que se gasta nessas tarefas e a marcar quantas mensagens adicionais são necessárias até que se compreenda o que de fato está sendo pedido.